16 abr

‘Nem tão inteligente’: Bonde conduzido por inteligência artificial faz ‘strike’ em pedestres na Rússia; veja vídeo

Várias pessoas ficaram feridas após um ‘bonde inteligente’ atropelar um grupo de pedestres que atravessavam uma avenida, nesta segunda-feira, em São Petersburgo, na Rússia. Uma mulher, de 45 anos, chegou a ficar presa sob as rodas do veículo e, segundo a mídia britânica, está “gravemente ferida”. Apesar de ter maquinista de suporte, o transporte é controlado por inteligência artificial e o motivo da colisão se deu por um problema nos freios.

Avaliado em cerca de R$ 11 milhões, o veículo foi fabricado pela empresa UralTransMash – a principal produtora de artilharia autopropelida da Rússia e fornecedora de armas e tanques para a Guerra da Ucrânia. Conforme a mídia britânica, a rota realizada nesta segunda-feira fazia parte de uma série de testes com um motorista de apoio, que precisou acionar os freios de emergência ao perceber que a máquina não parou e, sob automação da inteligência artificial, atropelou um grupo de pessoas que passava na rua.

Assista ao vídeo abaixo

Sair do vídeo

Título: Bonde conduzido por inteligência artificial faz ‘strike’ em pedestres na Rússia

Subtítulo: O Globo

10

10

Assistir agora

Pular Resumo Pular Abertura Pular anúncio

Assistir do início

Reproduzir

00:00/00:18

AGORA

Use as teclas

para avançar

Silenciar som

Minimizar vídeo

Espelhar em outro dispositivo

Tela cheia

Dispositivo não suportado.

Infelizmente, não foi possível encontrar um vídeo compatível com o seu dispositivo.

Apelidado de “Smart Tram”, o bonde conta um “sistema de assistência ao motorista” através de IA que foi projetada na Rússia. O país busca introduzir veículos elétricos sem condução, mas o acidente desta segunda-feira acende um alerta dos possíveis riscos da decisão aos pedestres.

Ainda segundo a imprensa inglesa, os freios haviam sido testados antes da partida e o motorista nunca passou por acidentes. Ele foi avaliado por uma equipe médica e depois liberado. Uma reportagem da mídia local explica que o homem conseguiu perceber o problema mecânico e tentou reverter a situação imediatamente.

“Os freios falharam pela primeira vez quando ele percebeu carros mudando de faixa e tentou reduzir a velocidade. Ao notar que os freios eram ineficazes, o motorista acionou os freios de emergência, que ele afirma também não funcionaram totalmente. O bonde diminuiu a velocidade, mas não o suficiente. Os semáforos primeiro ficaram amarelos, depois vermelhos. Os pedestres já estavam atravessando a rua quando o motorista tocou a buzina”.

As autoridades de São Petersburgo investigam o caso junto a uma comissão de peritos. Além disso, um processo criminal foi instaurado para averiguar “violação das regras de trânsito e operação de veículos de transporte”.

Com design que remete aos modelos da era soviética, esse bonde faz parte de uma fronta com outros 76 que estão em fabricação para integrar à mobilidade urbana de uma das maiores cidades russas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *