IBGE reconhece 11 municípios do Entorno do DF como Região Metropolitana
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que criou uma nova Região Metropolitana que engloba o Entorno do Distrito Federal. Ao todo, 11 municípios de Goiás integram a lista. A publicação foi feita nesta na terça-feira (20/8).
De acordo com o IBGE, as Regiões Metropolitanas e as Aglomerações Urbanas são recortes instituídos por lei complementar estadual por determinação da Constituição Federal de 1988. O objetivo delas são integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
“A Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, em Goiás, foi criada, pois não existia anteriormente como recorte legal”, explica o geógrafo Paulo Wagner.
Secretária do Entorno do Distrito Federal (SEDF), pasta do estado de Goiás, Caroline Fleury destacou a importância da medida para a gestão de políticas públicas. “Os municípios na divisa com o DF enfrentam desafios semelhantes em áreas como mobilidade, saúde e segurança pública, todos interligados ao dinamismo de Brasília. O estudo aprofundado dessa região pelo IBGE representa um avanço significativo para um território que era visto como ‘nem Goiás, nem Brasília’ até pouco tempo atrás”, avaliou.
O IBGE determinou que 11 cidades de Goiás integrem a Região Metropolitana do Entorno do DF. São elas:
” aria-label=”Botão para direita” style=”color: black;”>
A atualização divulgada pelo IBGE também incorporou a Região Metropolitana da Grande Pedreiras, no Maranhão, como um dos recortes metropolitanos do estado; e o município de Barcarena, no Pará, foi à Região Metropolitana de Belém (PA).
Ao todo, o Brasil tem 77 regiões metropolitanas. Os estados com maiores números são Santa Catarina (14), seguido pela Paraíba (12) e São Paulo (9). Ainda de acordo com o IBGE, apenas dois estados do país têm territórios organizados em Aglomerações Urbanas, uma no estado de São Paulo e duas no Rio Grande do Sul.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Receba notícias no WhatsApp
Receba notícias no Telegram